Herdeiro do Alapini de Oyo Oba

Histórico

Paulo Braz Felipe da Costa nascido na cidade de Recife-PE no dia 03/02/1941, filho de Malaquias Felipe da Costa (Oje Biyi) e Leônidas Josefa da Costa, neto legitimo de (Omito Ogun e Ope Atonan) Felippe Sabino da Costa (conhecido como Pai Adão) e Maria da Hora da  Costa. Bisneto do Alapini  Sabino Felippe da Costa (Adifabola – Babalawo Alakèomo) nascido em Oyo-Oba - Lagos Nigéria e tataraneto de Abilaré.

Reconhecido como herdeiro espiritual legítimo (Omo Bibi – O Bem Nascido), de Adifabola-Babalawo Alakèomo e confirmado como Alapini por herança familiar.

Sendo referido por africanos, inclusive sacerdotes, como “o legítmo Babalawo”, citado por estes como o único, no Brasil, que, ainda, cultua o Oju Opon Ifá através dos *Ikins, como é feito em África até hoje, de forma extintiva.                                                                                                                                                                                                                                                                                 Recentemente em viagem à Nigéria foi intitulado pelo Oba Sijuade (Rei de Ilê Ifé) como Baba Ifa MuyideMestre de Ifá reconhecido e também Mestre que Ifá trouxe até aqui. Este título trouxe a seus familiares e filhos de santo e a todos nós o maior orgulho por termos a honra de conviver com ele.                                                                                                                                                                                     Além do honrado título recebido Oba Sijuade pronunciou após ouvir nosso mestre cantando para a mãe de Sango: “se existirem na África 10 africanos que sabem o nome da mãe de Sango é muito, foi preciso vir alguém do outro lado do oceano para cantar para a Mãe de Sango”

A maioria dos Balawos em África/Brasil utilizam no máximo o Opele (Rosário de Ifa) ou búzios por serem sistemas mais fáceis e modernos para  as consultas espirituais. Existem, ainda, pretensos Awos africanos que usam o Tarô Cigano por apresentar maior facilidade na tradução dos recados e literaturas mais acessíveis, despresando assim a oralidade intrínseca ao aprendisado de Ifá.

Do oluwo, tradicional. é exigida dedicação desde a infância o comportamento e os modos devem direcioná-lo para uma divinação inimaginável. A manutenção desta tradicionalidade dinâmica permitirá que ela atravesse o tempo e as gerações, sem perder sua essência.

 

  Ifá

“Em 06 de fevereiro de 1997 enfartou, em 07 de março do mesmo ano,  devido a erro médico, teve complicações com o contraste na realização de um cateterismo, sendo acometido de uma trombose que atingiu o SNC resultando na limitação dos movimentos do lado direito do corpo e perda temporária da memória, inclusive, afetando a fala.

Seguindo a orientação do seu neurologista para ler em voz alta e assim exercitar a fala e a mente que estavam prejudicadas pela enfermidade”.

Em abril de 1997, ganhou um livro que preencheu a lacuna deixada no culto familiar a Ifá, que se completaria com o resgate desse conhecimento deixado pelo avô pois o Pai e Tio não puderam suprir. O culto a Ifá pela familia é datado de 1850 sendo reproduzido, ainda nos dias de hoje, com os mesmos detalhes pelos filhos e netos de Oje Biyi, que mesmo não sendo Babalawo, soube preservar a cultura e primou pela transmissão oral, das histórias de seu pai, Omito Ogun/Ope Atonan - Felippe Sabino da Costa (conhecido como Pai Adão).
A aproximação de amigos africanos, ligados a Ifá, propiciou-lhe o esclarecimento de pontos
importantes para a melhor compreensão do oráculo. Somado a pratica secular da familia e as pesquisas encomendadas por estes amigos chegou ao reconhecimento do título de Babalawo passando por "rítuais secretos" orientados por Anciões que hoje em dia fazem parte da lista das suas invocações.
 Com a saúde 98% restabelecida, prepara a visão escrita dos 4096 versos de Ifá com a intenção de tornar-se um "Ancestral do Futuro" para que o Oráculo de Ifá seja completo jamais se perca e possa ser usado por descendentes.
 

 Orientações

O Oráculo e o culto a Ifá é muito dificil, tanto que os Babalawos mais contemporâneos o abandonaram, dado a dificuldade em manipula-lo, hoje em dia. 
Mantendo uma tradição familiar africana o Awo Paulo Braz resgatou este oráculo primando pela ancestralidade de Ile Ifé, berço da cultura Yorubana. Sendo que, são 16 Odus Pais que tem 15 filhos cada um formando o número de 256 odus e cada odu citando 16 versos chegando a um total de 4096 versos, que devem estar presentes na mente do Babalawo. Portanto a leitura destes versos pode confundir a cabeça de pessoas que não nasceram com este dom e além de tudo não dedicaram parte da vida para avançar neste sentido.
Todos os dias Ifá é consultado e seus odus determinam versos que são traduzidos, observando os infortúnios e as boas sortes, e assim são produzidos os recados aqui apresentados de forma suscinta.
 Vale salientar que em cada verso, original, existe a solução para os problemas. Neste sentido você poderá entrar em contato conosco e conhecer melhor os detalhes que possam ser identificados individualmente e assim solucionar seus infortúnios.

Ingles translation

Paulo Braz Felipe da Costa   born in the city of Recife-PE on 03/02/1941, son of (Oje Biyi) Malaquias Felippe da Costa and Leônidas Josefa da Costa, grandson of legitimate (Omito Ogun and Ope Atonan) Felippe Sabino da Costa (known as Father Adam) and Maria da Costa da Hora, bisneto of Felippe Sabino da Costa (Adifabola - Babalawo Alakèomo) born Oyo-Oba - Lagos Nigeria where he was Alapini (Sarcedote full of worship of all gods African) and of tataraneto Abilaré.

Recognized as a legitimate spiritual heir (Omo Bibi - The Well Born), Adifabola-Babalawo Alakèomo and confirmed as Alapinin by family heritage. 

As pointed out by Africans, including priests, as "the legítmo Babalawo," they said as the one in Brazil, which, furthermore, culte the Oju Opon Ifá through * Ikins, as is done in Africa so far, so extintive.

  Most Babalawos in Africa / Brazil use Opele (Rosario of Ifa) or common whelk because they are easier and more modern systems for spiritual consultations. There are Awos using Tarot Cigano by submitting ease the translation of scraps and literature more accessible.

The Oluwo, traditional, is required dedication from childhood.

The behavior and ways to direct you to an unimaginable divinação.

* Lukin - (hitting Ikin), is the oldest and traditional system used to trace the signs / odus of Ifá.

 

Contato pelo email: alapini92@gmail.com

 

History of project

In this part you can describe the project's history and give reasons for its creation. It is convinient to mention project milestones and honor participating people.

Our users

Here you can describe a typical user and why this project is important to them. It is good to motivate your visitors so that they come back to your website.

Contacto

Alapini Paulo Braz

alapini92@gmail.com

Rua Custódio Domingos dos Santos, número 181, Apto 202 Jardim Luna

081 - 8851 - 3101
083 - 8200 - 9428

Sitio de búsqueda

© 2008 All rights reserved.

Haz tu web gratisWebnode