Herdeiro do Alapini de Oyo Oba

TÍTULO RECEBIDO EM ILE IFÉ

Recentemente em viagem à Nigéria o Alapini Paulo Braz Felipe da Costa foi intitulado pelo Oba Sijunwade (Rei de Ilê Ifé) como Baba Ifa Muyide  (Mestre de Ifá reconhecido e também Mestre que Ifá trouxe até aqui). Este título trouxe a seus familiares e filhos de santo e a todos nós o maior orgulho por termos a honra de conviver com ele.  Além do honrado título recebido Oba Sijunwade pronunciou após ouvir nosso mestre cantando para a mãe de Sango: “se existirem na África 10 africanos que sabem o nome da mãe de Sango é muito, foi preciso vir alguém do outro lado do oceano para cantar para a Mãe de Sango”. Referiu-se ao Yoruba cantado por Baba Ifa Muyide como um Yoruba que era falado apenas por ancestrais mais remotos.

CARACTERISTICAS DO REI


Alaiyeluwa Oba Okunade Sijunwade Olobuse II pertence a uma das três famílias reais da Nigéria. É um milionário de 54 anos, um homem de negócios bem sucedido que estudou em Londres e conheceu o mundo. Mas para quinze milhões de iorubás, ele é Ooni Ile Ife, o papa da religião iorubá e inquestionavelmente o descendente direto do Deus Odudua na terra. A tradição religiosa dos orixás é conhecida na África desde tempos imemoriais. De acordo com a história iorubá, o primeiro homem foi criado na África na cidade de Ile-Ifé na Nigéria.
O rei Okunsade Sijuwade Olobuse II, Oonii Adimula, Olofin Aye, é o principal na hierarquia religiosa em Ilê Ifé. Considerado a reencarnação de Oduduwa, respeitado e ouvido.

O Oba Ooni Adimula é o guardião de todos os segredos da tradição religiosa dos Orixás. Dirige tudo aquilo que concerne à tradição religiosa, é um dirigente espiritual. Possui um porta voz, o babalaô Wande Abimbola seu secretario Omotoso. E também tem a organização de um conselho de babalaôs que o orientam sobre as decisões religiosas a seguir para o bem estar de sua gente.
Os iorubás conservaram suas raízes e tradições intactas por séculos.

Fonte - http://claudio-zeiger.blogspot.com.br/2011/10/sijuwade-olobuse-ii-ooni-ile-ife-rei.html - visitada em 21SET2013

FOTOS DA CONSAGRAÇÃO

 

 

Contacto

Alapini Paulo Braz

alapini92@gmail.com

Rua Custódio Domingos dos Santos, número 181, Apto 202 Jardim Luna

081 - 8851 - 3101
083 - 8200 - 9428

Sitio de búsqueda

© 2008 All rights reserved.

Haz tu web gratisWebnode